sexta-feira, 16 de março de 2012

Dez reis de nada

Porque não costumo usar essa expressão e não quero perdê-la. Porque tenho curiosidade de saber de onde vem. E porque nessa procura encontrei outra semelhante:

Réis é o nome dado aos múltiplos do antigo Real Português (também conhecido por réil), moeda que circulou na Dinastia de Avis.
Essas moedas circularam em Portugal durante todo o período entre Dom João IV e Dom Manuel II, só sendo substituídas pelo Escudo e seus Centavos no surgimento da República Portuguesa.

10 réis - um centavo - Uma moeda que chegou a valer alguma coisa lá pelo século XVII, mas que também só servia para troco, a ponto de se ter o ditado "Quem nasce para 10 réis nunca chega a Vintém".

"Merreis": 1.000 réis - Rs. 1$000 – 1 Escudo ou 1 Cruzeiro Antigo - Valor que é considerado como a verdadeira base do padrão "réis", uma vez que era o valor mais fácil de contabilizar. Também conhecidos por mé-réis.

Ps: esta informação foi tirada da disciclopedia, que não encontrei mais nada sobre o assunto, pelo que a sua veracidade é altamente questionável. ;p

Sem comentários: